Saiba como escolher um bom advogado para sua ação

aperto de mãos entre advogado e cliente

Escolher um bom advogado é um dos passos fundamentais para ganhar uma ação na justiça. Afinal, esse profissional irá lhe representar perante as autoridades e será um dos responsáveis pelo andamento do seu caso. Por isso, além de ter experiência na área, precisa ser alguém em quem você confie. Confira algumas dicas de como escolher um bom advogado para defender sua ação. 

Experiência no mercado, boas recomendações, qualidade de atendimento e cordialidade são os principais pontos que você deve analisar. Além disso, atente para a especialidade certa para lidar com a sua ação, o portfólio do profissional ou do escritório de advocacia e os recursos que podem lhe oferecer para solucionar o seu caso. Veja como você pode analisar essas questões. 

Experiência no Mercado

Uma forma de verificar se, de fato, o profissional tem experiência na área que você precisa é consultando seu curriculum. Verifique questões como especializações, locais de atuação, anos de experiência, dentre outras variáveis que você pode observar nesse documento. 

Uma outra forma de identificar sua experiência é na própria conversa com o advogado. Pergunte se já defendeu outras ações similares à sua, quais foram os argumentos utilizados, qual foi o grau de sucesso em casos do mesmo tipo, quais argumentos podem ser levantados contra sua ação, entre outras questões. Um profissional com experiência saberá os principais argumentos que podem ser utilizados contra você e tentará criar formas eficientes de se prevenir. 

Recomendações

mulher pesquisando na internet

Bons profissionais são sempre recomendados. Você pode procurar no site do escritório ou nas redes sociais do advogado se é possível encontrar relatos de sucesso do seu trabalho, elogios e boas recomendações. As pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar experiências na internet, então aproveite para utilizar essa ferramenta a seu favor e procurar as recomendações do profissional ideal para defender o seu caso. 

Atendimento

Atenção, disponibilidade, qualidade de atendimento, cordialidade e confiança são características que não podem faltar na relação com um bom advogado. Então não abra mão de um bom atendimento na hora de escolher o profissional que vai atuar com você. Lembre-se que esse profissional pode atendê-lo por um longo período de tempo, dependendo de quanto tempo o processo levar. Opte por profissionais que não exitam em tirar suas dúvidas e são extremamente claros em tudo que será feito ao longo do processo. 

Especialidade 

Assim como na medicina, a advocacia é uma área repleta de especialidade nas quais os profissionais estão distribuídos. Procure escritório e advogados especializados no tipo de ação que você está procurando defender. Direito Trabalhista, Direito previdenciário, Direito Empresarial e Direito do Consumidor são algumas dessas especialidades. 

Procurando um escritório com profissionais que reúnem todas essas características? Conheça Moraes e Caberlon Advogados Assossiados

Compartilhe:

Voltar